domingo, 23 de novembro de 2008

Mitologia Nórdica


Segundo a mitologia nórdica o criador começou a criação criando Ginnunga- um grande abismo sem fundo e luz, e coberto por uma massa de vapor. Ao norte existia Niflhein, que era uma fonte de água que criava doze rios. Estes rios ficavam muito frios ao encostar em um muro que levava as águas ao abismo. Ao sul estava a terra de Muspells onde habitava Surtur, deus do fogo. Surtur combatia o congelamento dos rios lançando fogo com sua espada flamejante ao gelo. Acima de onde Surtur estava existia Ymir, o deus do gelo. Com o calor de Surtur e o frio de Ymir, nasceu a vaca Audumula, que ao escorrer seu leite no gelo criou Buri. E com o suor das axilas de Ymir nasceu Thrudgelmir, e dele nasceu Belgemir.

A guerra do bem e do mal:

Buri teve seu filho Bor, Belgemir teve Bolthorn e ele Nestla. Bor acabou casando com Nestla que se virou a favor do bem e eles tiveram Odin, Vili e Vé que representavam respectivamente o espirito, a vontade e o sagrado. O bem que era Odin, Vili, Vé, Surtur, Audumula, Bor, Buri e Nestla combateu contra Ymir e seus soldados. O bem acabou matando Ymir e com seu sangue, todo o resto dos gigantes de gelo morreram afogados. E o bem criou a terra e todos os seus seres que eram os: Elfos, Animais, Centauros e Faunos. Odin então criou suas Valkirias, que eram suas soldadas.

Ragnarok:

Depois de muito tempo Loki (o diabo) nasceu com seus filhos para combater o bem. A batalha foi tão grande que aconteceu uma grande e tudo foi destruido. Porém com a esplosão nasceu novos animais e os humanos.



Não existe muitas pessoas que acreditam na mitologia nórdica, porém milhares de pessoas são fascinadas por sua historia, tanto que praticamente todos os rpgs de computadores são baseados na nórdica, como vários outros filmes.


por: Antonio Ulisses

2 comentários:

Letícia Aragão disse...

adorei seu resumo sobre a origem do mundo segundo a mitologia nórdica. Adoro assuntos que falam em relação às mitologias; nórdica e grega. E gostei muito também sobre os outros assuntos abordados no seu blog.
SE você quiser da uma olhadinha no meu blog ta aqui o link:
http://poetisaleticiaaragao.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tem uma coisa errada, o Loki nasceu como um deus, mas todo deus tem sua designação, para não nascer sem motivo, o Loki nasceu para ser o deus da mentira e do fogo, e ele se casou com uma gigante de gelo, POIS OS GIGANTES DE GELO NÃO MORRERAM ( NÃO TODOS ) COM O SANGUE DE Ymir, apenas esta correção seria válida, obrigado.